O que as pessoas inteligentes leem?
LÊEM DE TUDO!
Minha professora de Literatura Brasileira do meu curso de graduação já nos alertava: "leiam de tudo, não apenas os clássicos, um estudante do curso de letras deve por obrigação gostar de ler". Outro professor meu de latim dizia: "acadêmico que não lê, não é digno do nome acadêmico". Por que trago esses exemplos? Era impressionante o grau de conhecimento deles, não apenas em suas áreas, mas nas mais aleatórias. Então, esse seria o "segredo" deles: a ampla leitura.
O meio mais eficiente para se ter conhecimento sobre as mais diversas áreas do conhecimento é a leitura. Assim, eu saberei um pouco sobre filosofia, economia, artes, direito e etc, sem necessariamente precisar ser um especialista para trilhar por esses caminhos. Se me dedico à leitura de uma determinada área, poderei ser muito bom nela, mas desconhecerei um universo que está além daquele simples ponto.
Deixo ainda um palpite, pessoas inteligentes devem ser pessoas curiosas e com sede de aprender, que encontram tranquilidade no conhecimento e constante desconforto na ignorância, certo? Por que não denominá-las de amigas da sabedoria? Vamos simplificar essa denominação: filósofas. Seria a Filosofia uma grande fonte para pessoas inteligentes?…